top of page

Carboidratos e sua importância em uma alimentação saudável.

Atualizado: 15 de mar. de 2024


Macarrão, um carboidrato que traz energia para o corpo
Carbiodrato

Carboidratos são muito importantes em uma dieta saudável, pois amidos e açúcares são nossa maior fonte de energia. Em seu estado natural, tem baixo teor de caloria e alto teor de fibras, vitaminas e minerais.


Você sabia que quase todos os amidos e açúcares queimados por humanos para obter energia vem dos vegetais? A única exceção importante é a lactose, o açúcar do leite.


Cada planta é uma complexa produtora de alimentos, captando água do solo, dióxido de carbono do ar e energia do sol para produzir glicose, um açúcar simples que depois é transformado em amido.


As plantas também produzem várias vitaminas, minerais, gorduras e proteínas durante seu crescimento. Assim, é possível obter a maioria dos diversos nutrientes necessários à vida nos grãos, sementes, frutas, legumes e verduras.


Os carboidratos são divididos em dois grupos, de acordo com sua estrutura química e facilidade de digestão: simples e complexos.


Os simples, ou açúcares, formam cristais dissolvidos em água e são facilmente digeridos. Na natureza são encontrados nas frutas, vegetais e no mel. Já os açúcares industrializados são o refinado, demerara, mascavo e o melaço de cana.


Os carboidratos complexos tem diversidade de textura, sabor, cor e estrutura molecular. São classificados como amidos e fibras. Nosso sistema digestivo tem a capacidade de decompor e metabolizar a maioria dos amidos encontrados em grãos, vegetais e frutas.


Mas não é capaz de fazer isso com a maioria das fibras como a celulose e a pectina, mas seu consumo é fundamental para nos auxiliar no funcionamento do intestino e na prevenção de algumas doenças como ataques cardíacos e alguns tipos de câncer.


Nosso corpo metaboliza os dois tipos de carboidrato em glicose que é o açúcar do sangue, o principal combustível de nosso corpo. São mais fáceis de serem metabolizados do que proteínas e gorduras.


A glicose é a única forma de carboidrato que nosso organismo consegue utilizar de imediato. É essencial para o funcionamento do cérebro, do sistema nervoso, dos músculos e de vários órgãos. O sangue tem suprimento de glicose para 1h. A glicose excedente é convertida em glicogênio e armazenada no fígado e nos músculos.


Sempre que necessário, o fígado converte o glicogênio em glicose. O índice glicêmico mede a velocidade com que a glicose dos alimentos é metabolizada sob a forma de energia, que reflete o nível de açúcar no sangue.


Os açúcares são rapidamente convertidos em glicose para proporcionar energia.

Quando as reservas de glicose baixam, o corpo transforma as proteínas e, em seguida, as gorduras em glicose. Mas a queima de proteínas traz uma diminuição do tecido muscular. Caso o corpo precise queimar gordura, na ausência de carboidrato, há liberação de cetonas, subprodutos tóxicos que podem levar a um desequilíbrio bioquímico perigoso.


Os amidos, que são os carboidratos complexos, e são a base da dieta humana em todo o mundo. Mas, na maioria dos países industrializados, a maior parte das calorias vem de carnes e outros alimentos ricos em proteínas, de gorduras e de carboidratos simples, geralmente em forma de açúcar processado.


Carboidratos tem a fama de serem alimentos que engordam mas, tanto carboidratos quanto proteínas proporcionam 4 calorias por grama ingerida. Já as gorduras proporcionam 9 calorias por grama ingerida.


A maioria dos grãos, vegetais e frutas contém vitaminas e minerais essenciais.

Já os açúcares, oferecem pouquíssimos nutrientes.

O segredo está em uma alimentação equilibrada, com comida de verdade, grãos, vegetais, frutas e carnes, sem exagero.


Assim, carboidratos devem fazer parte da dietas da maioria. Em alguns casos, ajustes são necessários. Para os diabéticos, por exemplo, devem manter o suprimento de glicose constante para se evitar os picos glicêmicos.


Para quem tem doenças do coração, devem olhar com carinho para os carboidratos complexos, como as fibras solúveis (farelo de aveia, pectina das frutas) que ajudam a reduzir os níveis do colesterol.


Por isso, esteja atento a qualidade do que come.


Tenha uma vida com alimentação balanceada, sono de qualidade, pratique atividade física e conte conosco para um comer saudável e delicioso.


Luz e paz.


Comments


Whatsapp 1_edited.png

Comida com Reiki 

Alimentação saudável que nutri corpo e alma

by Rê Queiroz

Atendimento

Rua Côn. Vicente M. Marino, 275

São Paulo - SP

Evoolution

Redes Sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Delivery

Entregas de comida na região metropolitana de São Paulo

em até 3 dias,

após confirmação do pagamento.

Horário de entrega a combinar.

Pode ser retirado no local.

Evoolution by Rê Queiroz Ltda CNPJ 28.948.722/0001-91

© 2024 por Evoolution. All rights reserved

bottom of page